domingo, 13 de setembro de 2009

Férias Aldeias de Portugal - Sortelha

Sortelha
The best for last....
Esta sim, recomendo... se não fosse a Simone era para lá que sugeria que fossemos esta passagem de ano! Fica para o próximo ano. Vão ver!

Sortelha

Férias Aldeias de Portugal - Belmonte

E no último dia antes de voltarmos para casa ainda passámos em Belmonte, aldeia conhecida pela sua ainda existente comunidade judaica. Podemos ver a sinagoga mas apenas por fora, visto que era segunda feira, e estava fechada. Uma aldeia bonita, cuidada.

Belmonte

Férias Aldeias de Portugal - Celorico da Beira

Celorico da Beira é uma aldeia pouco cuidada, onde podemos assistir a uma feira medieval bastante pobre. Tem todo o potencial de um local turístico de valor, no entanto está aquém das expectativas.

Celorico da Beira

Férias Aldeias de Portugal - Trancoso

Trancoso foi uma das duas piores aldeias que vimos, não que seja feia, mas é menos genuína que as restantes, e mais eclética a nível arquitectónico, o que lhe rouba um pouco da sua autenticidade histórica. A muralha do castelo encontrava-se em recuperação com um projecto do Gonçalo Byrne. Esta aldeia tem uma herança judaica mas pouco notória.

Trancoso

Férias Aldeias de Portugal - Castelo Rodrigo

Uma das aldeias históricas mais bonitas que visitámos, de um tom alaranjado que provinha da terra e estava das rochas, telhas, etc. Percursos rasgados, sinuosos, de subidas e descidas, mas um sentimento de estar em casa... naquela altura a escala era realmente humana.

Castelo Rodrigo

Férias Aldeias de Portugal - Almeida

Almeida
Uma fortaleza militar setecentista. Pela pousada, pela fortaleza ou pelo espectacular museu militar que lá se encontra, qualquer um deles é um bom motivo para visitar esta aldeia.

Almeida

Férias Aldeias de Portugal - Montalegre

Montalegre foi a primeira de muitas aldeias históricas que vimos nesta viagem. Espantou-me a forma como estão cuidadas. Estava à espera de ver locais mais abandonados mas enganei-me. A maioria destas aldeias estão recuperadas com sabedoria e gosto, valorizando o lugar e mantendo a identidade de grande importância para os poucos que ainda por lá se mantêm.

Montalegre

Férias portuguesas -. Chaves

Chaves, cidade surpreendente! Um exemplo de boa aplicação do Polis. Pessoas generosas mas algo rudes no trato. Gostava de poder falar das termas, mas não posso... impediram me de fazer os tratamentos por causa da Simone.... e pronto, a partir de agora estou em segundo plano!
Sente-se a tacanhez da mentalidade mas vale a pena visitar. E vão ao Faustino, merece a fama!

Chaves

Férias portuguesas - Guarda

Na cidade mais alta de Portugal, as pessoas são simpáticas e come-se bem.

Guarda

FDS romantico/cultural-Lisboa

Nada como começar as férias com uns dias só para nós. Arrendámos um pequeno studio num sotão na rua dos Sapateiros e deliciámo-nos com as vistas, os cheiros e a luz de Lisboa. Não há dúvida, sair de casa e ter milhentas propostas culturais, onde podes chegar a pé, é qualidade de vida!
Lisboa